terça-feira, 22 de novembro de 2011

Animais - ( parte II - Aves )

Aprender  como representar animais de forma simplificada ( parte II – aves)

·         Observar a leveza, o movimento, as formas e as linhas que compõem e que caracterizam as aves (como o olhar, as garras e as asas.)













Animais - ( parte I )

 Aprender  como representar animais de forma simplificada ( parte I )

·         Observar as formas e linhas que compõem cada animal
  • Verificar que a construção do desenho do animal e do movimento se dá a partir de formas simples como quadrado e círculo.    










sábado, 12 de novembro de 2011

Paisagem Natural II






Paisagem Natural I

Aprendendo como representar a natureza (parte I- paisagens naturais,como: arvores, rios, montanhas etc.)
Ação
·         Observar a  natureza percebendo que cada árvore, plantas, folhas, pedras possuem características diferentes e portanto formas diferentes de ser representadas.
Exercício


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Pop Arte





Inspirado em um movimento da década de 50 (século xx), chamado Pop Arte,  que tinha  como base de suas criações  os ídolos populares, a linguagem da publicidade e da televisão entre outros, o movimento buscava sempre a cultura de massa, utilizando imagens em séries e cores fortes.  Foi buscando essas características do que é pop e da cultura de massa que ao invés de ídolos da música, usados pelo Pop Arte, trouxemos  os desenhos animados  que  chegam a ser tão populares quanto  astros  da música. Quem não conhece o Mickey ou a Hello kitty? Buscando conhecer como os desenhos animados fazem parte de nossas vidas e podem ser inseridos dentro do que chamamos de popular, trouxemos através da representação do desenho como espaço negativo para saber se de fato tais ícones são reconhecidos.

Você consegue reconhecer que desenhos animados são estes apenas através de suas formas?

Feito pela aluna Roberta

Realizado pela aluna Rayssa

Alunos realizando a atividade

Atividade Concluída


Desenho negativo

Espaço positivo: No desenho o espaço positivo é aquele espaço que ocupa o objeto
Espaço negativo: E o espaço a volta do objeto


Se tomarmos a fotografia do pássaro que representamos na Imagem-1, e a transformarmos (só para efeitos desta explicação), numa imagem simples de formas a preto e branco, como vemos na Imagem-2, será muito fácil perceber que a forma em preto é o espaço positivo, ou seja o espaço ocupado pelo objecto que queremos representar, neste caso, o pássaro. E o espaço negativo é a forma representada em branco, ou seja o espaço a volta do objeto.

ex:
Desenho de negativo feito pelo aluno Eduardo.

O espaço negativo dos objetos.

Atividade realizada pelos alunos.




Ampliando e Reduzindo imagens

TÉCNICAS DE AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO

A importância de saber observar as proporções adequadas em um desenho é essencial. Isto por que desenhar implica em treinamento do olho para enviar mensagens à mão a fim de que represente um objeto tridimensional numa superfície bidimensional. Sem o treinamento você não conseguirá exprimir a forma real de um objeto e sua relação com o espaço em volta dele.
Sem dúvida uma das formas de treinar a observação é através do uso do quadriculado. Este método foi desenvolvido no Renascimento para facilitar o desenho. Albrecht Dürer, desenhista e pintor alemão criou alguns artifícios para resolver o problema das proporções dos desenhos que desenvolvia. Uma dessas técnicas consistia em quadricular um cristal fixando-o posteriormente em uma moldura e colocando entre o artista e o modelo .
O artista trabalhava com um quadriculado meticulosamente desenhado no papel nas mesmas proporções do quadriculado do cristal. Procurando manter sempre o mesmo ponto de vista, transferia os traços do modelo para o papel ajudado pelo quadriculado. Esse método permite além de cópias em diversas escalas, também permite fazer um planejamento mais elaborado, de forma que o tema sempre caiba no papel.
.

Exercícios realizados pelos alunos usando a Técnica do Quadriculado.